Translate

 HISTÓRIA DE UM ESPÓLIO MUSICAL/CULTURAL
VER INÍCIO DESTA HISTÓRIA EM:
http://coisasdeabrantes.blogspot.pt/2012/07/um-espolio-com-historia-ideia-de-doar.html
UMA “VITRINA” PARA O
MAESTRO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA
Artigo publicado pelo autor José Manuel d'Oliveira Vieira no "Jornal de Alferrarede" Nº  262 de Agosto de 2007

Maestro Henrique dos Santos Silva
Estavam destinados ao maior arquivo do Concelho de Abrantes, a “lixeira”.
Não tivessem sido resgatados a tempo, documentos considerados importantes na vida do Maestro Henrique dos Santos Silva e “Orfeon Abrantino Pinto Ribeiro” estariam hoje reciclados, prontos para um novo ciclo.
Destinado à profissão de relojoeiro, aprendiz aos 20 anos de idade (assim escreveu seu pai num documento de recenseamento em 1920), este cidadão Abrantino cedo dedicou a sua mestria às artes, levando a que a “Cidade Florida”, fosse conhecida dentro e fora das nossas fronteiras.
Filho de Alfredo Alves da Silva, também ele ligado ao “Orfeon Abrantino” e de Delmira da Piedade dos Santos, Henrique dos Santos e Silva, nasceu no dia 18 de Setembro de 1910, na Freguesia de S. João Batista, Concelho de Abrantes.
1918 - Henrique Santos Silva com a mãe e irmã
Depois de tanto ter dado à sua terra (06 Janeiro de 1934 até á data da sua morte 30 de Janeiro de 1981), ser recordado numa “Sala Museu” é a melhor forma de perpetuar a sua memória.
Depois de tudo já ter sido escrito e dito do Maestro, quem foi, o que fez, onde actuou, nada mais resta senão justificar a razão porque se escreve mais uma vez deste distinto músico, que durante meio Século foi reconhecido no meio musical do país.
1933 - Carteira profissional (violino)
Rua D. Nuno Álvares nº 1 - casa onde nasceu H.S.S.
Partitura - Viva a Juventude de H.S.S.
João Augusto, sabendo o interesse que tenho por velhos papéis, levou-me ao interior da casa que viu nascer o mestre Henrique. No chão, no meio de jornais sem interesse e em velhos baús apodrecidos pelo tempo, envoltos em muito pó, encontrei um pouco mais da história do “Velho Orfeon” e dos seus bastidores.
Documentos e objectos pessoais do Maestro, óculos, caneta e isqueiro personalizados a centenas de partituras e manuscritos sobre o “Orfeon Pinto Ribeiro”, alguns gracejos políticos da vida Abrantina (escritos e impressos) vividos na época, de tudo um pouco foram encontrados.
Das muitas peças recuperadas ao lixo, destacam-se as operetas: “A Herança do Capitão-mor” e o“Milhafre” que ficaram na memória de quem assistiu e actuou no antigo “Orfeon”.
Um “Hino Marcha”, dedicado aos “Combatentes da Grande Guerra de Abrantes” e destinado a realizar fundos para o futuro Monumento aos Mortos da Grande Guerra é outra das peças encontradas.
Várias são as partituras especialmente escritas e assinadas pelo Maestro Pinto Ribeiro, em exclusivo para o “Orfeão”.
Programas de espectáculos e recortes de Jornais da época (1929/1936) mostram quanto o Maestro Henrique Santos Silva deu em prol da cultura a esta terra.
Num dos livros, onde constam os adereços e material destinado às peças de teatro que se realizavam com assiduidade em Abrantes (Cine Teatro da Misericórdia e Teatro Taborda), fica-se a saber ter existido um cenário com a Praça de Touros de Alferrarede (Quinta do Bom Sucesso), feito pelo pintor Abrantino José Paulo Fernandes Júnior, que provavelmente se encontrava no Teatro Taborda.
Não sendo este espólio de desprezar, muito menos será “uma salva de prata do Orfeão Pinto Ribeiro ao Regente H.S.S. do Grupo Coral 6-XII-51”, “uma batuta inteiramente de prata dos “Antigos Orfeonistas do Maestro H.S.S. na reaparição do Orfeão Abrantino Pinto Ribeiro 6-XI-951”,“uma cigarreira de prata personalizada com o nome Henrique”, “uma cigarreira (porta tabaco) de prata personalizada com o monograma HS”, “um porta batuta e batuta de madeira”, “uma batuta de madeira com o punho de prata com a inscrição H.S.S. 25-XII-935”,“duas batutas normais”, outros instrumentos e um “valioso” violino, com etiqueta original do fabricante Italiano “Nicolaus Amatus - Fecit – In Cremona 1646” (ver caixa). Este, o mais eminente membro da família “Amati” (1596-1684), ao qual consta ter tido como aluno, Antonio Stradivarius (1644-1737), o mais célebre construtor de violinos de todos os tempos.
Batutas (entre elas uma totalmente de prata)
Lamirés
Salva de prata
Cigarreiras de prata com monograma H.S.S.
 Violino "Nicolaus Amatus Fecit In Cremona 1646"
Disperso em três locais diferentes, todo este espólio musical será reunido e doado pelos proprietários, assim haja vontade de disponibilizar um espaço para colocar as peças que foram do Maestro Henrique Santos e Silva.
Devolver à comunidade o espólio do Maestro é tudo quanto se deseja. O discurso preferido pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, no dia da Cidade (14JUN07), estimulou essa velha aspiração.
Vinte e seis anos após nos deixar e depois de muitas homenagens, terá a comunidade alguma vez pensado criar uma “Sala Museu” no Convento de S. Domingos, dedicada ao“Orfeão Abrantino”, e nesta colocar uma “VITRINA” com o espólio do Maestro Henrique Santos e Silva?
 O VIOLINO DO MAESTRO
Não tocava um violino Stradivarius, no entanto, a forma como o Maestro fazia eclodir o peculiar som ao seu violino “Nicolaus Amatus - Fecit - In Cremona 1646” é descrito assim por quem com ele conviveu e dele escreveu:
“Henrique Santos e Silva, como violinista era um executante que pedia meças a qualquer bom profissional. Por isso, foi convidado para primeiro violino da então grande Orquestra da Emissora Nacional. Mas quê, sair de Abrantes? Nem pensar. E assim se perdeu um elemento de grande valor.
Alves Coelho (filho), inspirado e famoso compositor, era um pianista espectacular (despia e vestia o casaco a tocar piano), mas não era um pianista clássico para poder acompanhar correctamente o violinista sério que era Henrique Silva e este dizia-me que nunca se sentira tão envergonhado por causa do acompanhamento que tivera” (A. Santos - Jornal de Abrantes, nº 4884, pág. 7 de 28-3-97)
ESPÓLIO DO MAESTRO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA JÁ SE ENCONTRA NA BIBLIOTECA ANTÓNIO BOTTO
"Jornal de Alferrarede" Nº 268 de Fevereiro de 2008
No dia 24 de Janeiro de 2008, a Biblioteca António Botto, na pessoa do seu Director, Francisco Lopes, tomou posse de um importante espólio musical e pessoal, que foi do Maestro do Orfeão Abrantino Pinto Ribeiro, Henrique Santos Silva.
De real importância, o espólio agora entregue no Arquivo Histórico de Abrantes e do qual o “Jornal de Alferrarede” fez eco no mês de Agosto de 2007, é composto por documentos e peças únicas.
Documentos, peças e objectos, que fizeram parte da vida do distinto maestro Henrique Santos Silva, depois inventariados e catalogados por pessoal especializado do A.H.C.A. serão apresentados em sessão pública.
Além do espólio que o “Jornal de Alferrarede” aludiu no mês de Agosto de 2007, foi ainda oferecido à Biblioteca de Abrantes, uma colecção de bengalas e dois álbuns “orientais”, com fotos e postais raríssimos, com vistas de Macau, que foram pertença do pai do maestro Henrique Santos Silva, senhor Alfredo Alves da Silva, também ele ligado ao “Orfeon Abrantino” como dirigente e coralista durante muitos anos. Álbuns, fotos e postais, referem-se aos anos 1900/1901 e 1905/1907, quando Alfredo Alves da Silva esteve em Macau.
O discurso preferido pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Dr. Nelson de Carvalho, no dia da Cidade (14JUN07), teve o efeito desejado.
Feita a proposta e aceite a mesma pela Vereadora da Cultura Dr. Isilda Jana, D. Maria Manuela de Jesus Campos, Maria Fernanda Janeiro, João Augusto e o nosso colaborador José Manuel d’Oliveira Vieira fizeram a entrega de todos os documentos e objectos que a partir de agora perpetuarão a memória do maestro Henrique Santos Silva que já tem o seu nome numa rua de Abrantes.
Retracto a carvão do Maestro H.S.S. feito pelo tio, António Leitão dos Santos, caracterizador do Orfeão Pinto Ribeiro
  
 
 
 
 
ESTE PEQUENO LIVRINHO, PROPRIEDADE DO AUTOR DESTE BLOG, FEITO PELO MAESTRO HENRIQUE SANTOS SILVA RELATA OS LOCAIS E DATAS DAS ACTUAÇÕES DO ORFEÃO PINTO RIBEIRO DESDE 1931 A 1936. NO MESMO SÃO MENCIONADOS OS REGENTES. UM LIVRINHO COM AS MESMAS ANOTAÇÕES, COM O MESMO TIPO DE FOLHAS, MAS EM PONTO MAIOR, FOI CEDIDO PELO AUTOR DESTE BLOG AO ARQUIVO HISTÓRICO JUNTAMENTO COM O ESPÓLIO ENTREGUE NO DIA 24 DE JANEIRO DE 2008.
JORNAIS NACIONAIS E LOCAIS, COM AS ACTUAÇÕES DO COM REFERÊNCIAS ÀS ACTUAÇÕES DO ORFEÃO PINTO RIBEIRO TAMBÉM FORAM ENTREGUES NO ARQUIVO HISTÓRICO.
18 DE SETEMBRO DE 2010
CENTENÁRIO DO MAESTRO H.S.S. 
"Jornal de Alferrarede" Nº 299 de Setembro de 2010
No dia 18 de Setembro de 2010 comemora-se o centenário do nascimento do Maestro Henrique dos Santos Silva.
Em Agosto de 2007, o “Jornal de Alferrarede” noticiou terem sido recuperados pelo nosso colaborador José Manuel d’Oliveira Vieira (autor do Blog), variadíssimos documentos do maestro Henrique dos Santos Silva.
A juntar ao apreciável espólio manuscrito do maestro abrantino, o nosso colaborador José Vieira, sabendo da existência de um outro tipo de acervo, falou com os proprietários dos mesmos e sensibilizou-os de que a melhor forma de preservar o espólio e memória do maestro Henrique seria juntar num único lugar todos os documentos e objectos pessoais.
Não sendo de desperdiçar tão apreciável espólio, após contactos com a vereação da Cultura da Câmara Municipal de Abrantes, esta decidiu aceitar a oferta da D. Maria Manuela de Jesus Campos, Maria Fernanda Janeiro, João Augusto e do nosso colaborador José Manuel d’Oliveira Vieira.
No dia 24 de Janeiro de 2008, a Biblioteca António Botto, na pessoa do seu Director, Francisco Lopes, tomou posse do espólio musical e pessoal, que foi do Maestro do Orfeão Abrantino Pinto Ribeiro, Henrique Santos Silva.
A juntar ao vasto espólio musical , a Biblioteca Municipal António Botto fica ainda com uma das mais importantes bibliotecas de musica clássica conhecidas no Concelho de Abrantes (e quem sabe até do distrito de Santarém), com centenas de discos de vinil+armário e gira discos (ver foto) que foram do Maestro H.S.S., doado pela Srª D. Maria Manuela de Jesus Campos, cunhada do Maestro.  
 Armário com discos de vinil - musica clássica
Devolvido o espólio à comunidade, o “Jornal de Alferrarede” que acompanhou e incentivou desde o inicio o projecto, deseja que, a partir do centenário do seu nascimento, o maestro Henrique dos Santos Silva seja recordado numa “Sala Museu” na Biblioteca Municipal António Botto, tal como noticiou o nosso jornal em Agosto de 2007 e Fevereiro de 2008.
O “Jornal de Alferrarede” mostra hoje mais um documento (original) inédito: postal assinado pelo maestro Henrique S. Silva, com data de 22 de Junho de 1930, dando conta ao pai ter ido à inspecção, ficando isento definitivamente do serviço militar. Outro documento (cópia) é o “Titulo de isenção do serviço militar nº 13/1930”, do Distrito de Recrutamento e Reserva Nº 2, ao tempo no Convento da Esperança, Rua Actor Taborda.

Inédito - Postal


 Caderneta isenção serviço militar 

Teatro S. Pedro - Abrantes 
Isqueiro, caneta (c/logotipo H.S.S.) e óculos do Maestro

Sem comentários: