Translate


(III) MEMÓRIAS POSTAIS DA I G.G.
(1914-1918)
Durante a I Grande Guerra 1914/1918, a propaganda portuguesa a nível de imagem tem o seu forte através de postais, tanto editados pelo CEP, como pelas forças aliadas que os distribuíram aos militares do Corpo Expedicionário Português.
Além da temática ligada à Pátria e ao exército, também aparecem postais de cariz emocional e religioso.
“Postais Ilustrados”, Tuck’s Post Card” ou “Carte Post Card” (consoante o País que os editou), são hoje valiosos testemunhos e memórias da I Guerra Mundial (França e Africa), chegados até nós (Abrantes), pela mão de um combatente do CEP (Corpo Expedicionário Português).
Nas "MEMÓRIAS POSTAIS III", "COISASD'ABRANTES", mostra a segunda caderneta (Carnete nº 2), de postais ilustrados destacáveis (Cartes Detachables), coleção de F.C. Cherbourg:

















NOTA: Todos os postais ilustrados das "Memórias Postais da I G.G. 1914/1918" (III), pertencem ao autor do blog "COISASD'ABRANTES".

1 comentário:

Margarida Portela disse...

Caro José Manuel d´Oliveira Vieira, gostaria de entrar em contacto consigo. Sou historiadora, investigadora do IHC, e não pude deixar de reparar que tem postais magníficos relacionados com a Grande Guerra. Gostaria de saber se estaria interessado em colaborar connosco em plataforma que estamos a produzir, online, para o Centenário da Grande Guerra. O Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa está a recolher informação, incluindo iconográfica, para apresentar nacional e internacionalmente. Gostaria de saber se gostaria de colaborar, com as devidas referências à posse do material iconográfico, connosco.
O meu email é: margaridapereira2003@gmail.com

Estou ao dispôr para o esclarecer melhor e responder a qualquer questão que tenha. Muito grata
Margarida Portela Pereira