Translate

COISASD'ABRANTES - SABIA QUE….

SABIA QUE….
1179-1181
Que o ataque dos mouros a várias praças do Sul de Portugal, nomeadamente Abrantes, exigiu por parte dos Portugueses um reforço da defesa, do território dominado?
1373-1374
Que em protesto contra governação realizada por D. Fernando (contra as guerras sucessivas, a desvalorização continuada da moeda e a correspondente subida dos preços dos bens essenciais, o poder crescente de certos sectores da nobreza, etc.), ocorreu em Abrantes, e outras localidades revoltas populares?
1546
Que uma provisão régia destinada a proteger a madeira de sobreiro para a construção naval se estendia numa uma área ao longo do Tejo, de Abrantes a Lisboa, estendendo-se 10 léguas para sul?
1579
Que uma segunda provisão régia destinada a proteger a madeira de sobreiro para a construção naval que servia o estaleiro da Ribeira das Naus, alargando a zona protegida de 1546 a sul, foi alargada para 10 léguas a norte do Tejo de Abrantes a Lisboa?
1769
Que a 26 Agosto, Francisco de Castro é autorizado a estabelecer uma fábrica de tecidos de linho em Abrantes?
1807
Que na 1.ª Invasão francesa e concentração das tropas francesas em Abrantes, (um emissário do príncipe D. João tenta dissuadir Junot de avançar sobre Lisboa)?
Que as semente da planta “Phelandrium Aquaticum”, muito usada para várias moléstias, principalmente de bofe, existente nas margens do Rio Tejo em Abrantes era enviada para a Universidade de Coimbra?
Que foi solicitado ao Médico do Hospital Militar da Praça de Abrantes, Francisco Xavier d’Almeida Pimenta, que recolhesse a semente de Phelandrium Aquaticum e informasse Academia Real das Sciencias das observações e experiências que com ela fizesse? 
1824

Que no dia 8 de Janeiro nasceu em Abrantes o artista Francisco Alves da Silva Taborda?
1828

Que o Teatro Taborda de Abrantes começou a ser edificado no ano de 1828, a obra foi dirigida por Raimundo José Soares Mendes, foi inaugurado por amadores em 1830, tinha cenário de vista de campo, jardim, sala rica, sala pobre, possuía 30 camarotes em duas ordens (a escada que se vê na foto era móvel, de madeira e dava acesso aos camarotes de 1ª ordem), 11 frisas, 77 lugares de plateia, 20 de geral e que o aluguer do teatro era de 10% sobre a receita bruta?
1832
Que às segundas, quartas e sábados de tarde chegava a Abrantes o correio vindo de Lisboa?
1847
Que no dia 10 de Junho, o governo cedeu à Igreja da Misericórdia (Abrantes) o órgão do Convento de S. Domingos (Quartel Militar)?
1876
Que no dia 7 de Dezembro houve uma grande cheia no Rio Tejo, Ribeira de Fernando e Carregal de que não há memória, faltando apenas um metro e quarenta centímetros para entrar na Igreja Paroquial de Alvega (Abrantes)?
1908
Que proporcionalmente ao de número de habitantes de cada país da Europa, Portugal com 5 milhões de habitantes era o que maior número de teatros possuía e que dos 150 existentes no país o Teatro Taborda de Abrantes constava dessa estatística? 
1914
Que no Sardoal (Tajoeira), a poucos pés de altura, quando o dono do terreno pretendia abrir um poço, foi encontrada uma mina de chumbo e um de dois pedaços de “Galena, ou Sulphuretro de Chumbo” e os mesmos foram remetidos pelo Médico Francisco Xavier d’Almeida Pimenta para a Academia Real das Sciencias?
Que um contágio bem raro “de Escorbuto” apareceu nas vizinhanças do Sardoal e o Medico Francisco Xavier d’Almeida Pimenta fez ceder a infecção com “vinagre e “cozimento dos turiões ou rebentões dos pinheiros feito em vinho ou vinagre para bochechos”?
1928
Que um raio caiu na da Igreja de S. Vicente (Abrantes) e os paroquianos fizeram uma subscrição para a compra de um para raios. Que os azulejos danificados não eram os originais (quinhentistas), mas sim da fábrica de Sacavém, substituídos há dezenas de anos atrás?
1984
Que a 30 Junho, os apoiantes da candidatura de Eanes em 1980, reunidos em Abrantes, concluem ser necessário criar uma nova força política que funcione como alternativa à actual coligação no poder?
1985
Que no dia 7 de Novembro foi fundado em Alferrarede (Abrantes) por Manuel Martinho da Conceição Francisco o “Jornal de Alferrarede” e que por doença deste a última tiragem foi em FEVEREIRO de 2016?

IN: VÁRIOS DOCUMENTOS e HISTÓRIA DE PORTUGAL EM DATAS


Sem comentários: