Translate

REPÚBLICA (II) - JOÃO AUGUSTO DA SILVA MARTINS MARTINS E AS FIGURAS ESQUECIDAS DA REPÚBLICA ABRANTINA

Por José Manuel d’Oliveira Vieira
 FIGURAS ESQUECIDAS DO REPUBLICANISMO ABRANTINO - FERNANDO JOSÉ PEQUENO - MANUEL FERNANDES PEQUENO (S. MIGUEL DO RIO TORTO)
               
            Egídio Salgueiro, Ramiro Guedes, Dias Leandro, Manuel de Oliveira Neto, José António dos Santos, António Alves da Luz, são tidos como os vanguardistas que formaram o embrião do republicanismo em Abrantes. Sem demérito param eles que tiveram uma acção preponderante no republicanismo local, bom seria que futuramente nos eventos relacionados com o 5 de Outubro de 1910, se faça justiça aos nomes de Martins Júnior (fig. 1), Fernando José Pequeno (fig. 2) e Manuel Fernandes Pequeno (fig. 3), três grandes vultos revolucionários de S. Miguel do Rio Torto, estes sim, vanguardistas e pais do embrião do republicanismo abrantino.
(fig. 1) Martins Júnior

(fig. 2) Fernando José Pequeno
(fig. 3) Manuel Fernandes Pequeno
         O fervor republicano de Manuel Fernandes Pequeno advém sem dúvida da vivência com seu pai Fernando José Pequeno cuja luta pela Republica é anterior a 1885.     É em 1885, no mês de Julho, que populares dão vivas à Republica e hasteiam a Bandeira Republicana em S. Miguel do Rio Torto (fig. 4). Em mau estado de conservação, o que resta desta da primeira bandeira do republicanismo abrantino bem como o letreiro do centro republicano mereciam estar em local de destaque num qualquer órgão oficial da nossa edilidade. Para que isso se concretize basta haver diálogo com o proprietário da mesma.  

(fig. 4) O que resta da Bandeira Republicana hasteada em 

S. Miguel do Rio Torto
(veja-se a cor vermelha escarlate à esquerda e verde à direita)


         A Comissão Republicana em S. Miguel do Rio Torto, criada em 1897, está na senda do republicanismo local.
         Em Janeiro de 1902, após eleições, toma posse a nova Junta de Paróquia, fazendo parte da mesma o Republicano Fernando José Pequeno, pai de Manuel Fernandes Pequeno.
Sempre activos, em 1908, os Republicanos de S. Miguel do Rio Torto, vencem as eleições para a Junta de Paróquia.
            Com a implantação da Republica (5 de Outubro de 1910), Manuel Fernandes Pequeno, grande vulto do Republicanismo de S. Miguel do Rio Torto hasteou a Bandeira da Republica na varanda da sua casa.
            Durante anos o “Centro Republicano – Martins Júnior” em S. Miguel do Rio Torto, foi um dos mais activos Centro de propaganda Republicana no Concelho de Abrantes. Em 1913, Manuel Fernandes Pequeno é eleito para Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto.
            Para o esquecimento político de um Republicano como Manuel Fernandes Pequeno, não será alheio o facto de ele e mais seis membros da edilidade, terem rejeitado a proposta de elevação a Cidade a Vila de Abrantes, apresentada pelo Vereador Manuel Lopes Valente Júnior em sessão Camarária de 13 de Abril de 19141
            No dia 11 de Março de 1919, Manuel Fernandes Pequeno toma posse como Vereador da Câmara Municipal de Abrantes. A partir desta data, o seu nome bem como os que pertenceram ao “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” - S. Miguel do Rio Torto, é apagado dos manuais locais, como um dos grandes vultos do Republicanismo Abrantino, ao contrário de outras figuras.
            Com este pequeno apontamento e algumas fotos da época, esperamos ter contribuído para a reabilitação de três grandes nomes do republicanismo do Concelho, contribuindo desta forma para enriquecimento da história local e primórdios do 5 de Outubro de 1910 em Abrantes.  
1 Livro de Actas Nº 1 da Assembleia Deliberativa – sessão de 13 de Abril de 1914 – f 22

SOBRE A BANDEIRA REPUBLICANA: Quer o letreiro do “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” (fig. 5), quer a Bandeira hasteada na casa do Republicano Manuel Fernandes Pequeno (fig. 6), apresentam a cor vermelho-escarlate à esquerda e a cor verde-escuro à direita. O facto não é de estranhar uma vez que a localização das cores (vermelho à esquerda e verde à direita) já era usada nas festas e comícios republicanos em data anterior a 1885.

(fig. 5) Letreiro "Centro Republicano Martins Júnior"

(fig. 6) Bandeira Republica: já com as cores actuais
        Após a Implantação da Republica (05OUT1910), as cores, vermelho-escarlate à esquerda e verde-escuro á direita foi reclamada sem sucesso pela ala mais radical. Apesar da controvérsia e ponto de discórdia sobre as armas e cores da nova Bandeira da Republica, esta passou a ter a cor verde-escura junto à tralha, tal como a conhecemos hoje (Assembleia Nacional Constituinte - Diário do Governo Nº 141 de 20 de Julho de 1911).
           Após 1910, a Bandeira da Republica do “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” (fig. 6), já apresentava a cor verde-escura à esquerda e a cor vermelho-escarlate à direita.
NOTA: Cabe aqui agradecer a Eduardo Pequeno (S. Miguel do Rio Torto), bisneto de Fernando José Pequeno e neto de Manuel Fernandes Pequeno, a gentileza que teve ao dispor as Bandeiras, fotos, cartas e outros documentos do “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior”. 

REPÚBLICA (I) - JOÃO AUGUSTO DA SILVA MARTINS MARTINS - MORALIZAR A PRIMEIRA REPÚBLICA 1910/1926

MARTINS JÚNIOR – O REPUBLICANO QUE PRETENDEU SANEAR E MORALIZAR A PRIMEIRA REPÚBLICA – 1910/1926
Por José Manuel d’Oliveira Vieira
(fig. 1)
            
                         
João Augusto da Silva Martins Júnior, o político e revolucionário mais temido da I Republica diz no livro A GRUTA DOS VAGABUNDOS (fig. 1): os “Videirinhos, os Ribeiros, os Arcanjos, os Teixeiras, etc vão saber que a República não se fez para tratarem do estômago, fez-se para dar garantias e bem-estar ao Povo Português, continua estigmatizada e não encontra lugar na história das revoluções que mudaram o País.
            Filho do intransigente monárquico João Augusto da Silva Martins, proprietário da “Moagem Afonso XIII”, Martins Júnior cedo mostrou dotes revolucionários, radicais e intelectuais: aos oito anos, 1891, as ruas de Abrantes já conheciam o exército de meninos que ele comandava todos armados de espingardas feitas de cana e espadas tiradas de arcos velhos e as frequentes guerrilhas entre os gaiatos da freguesia de S. João e S. Vicente. Com 15 anos, 1898, escreveu o romance “Belmira, a mártir”, livro editado em 1929, quando já se encontrava afastado da política e das revoluções.
(fig. 2)
            Em 1908, então com 25 anos, Martins Júnior para vingar a honra ultrajada do pai, pratica o seu primeiro ato radical. Em Abrantes, na antiga Rua da Graça, hoje 17 de Agosto de 1808 (fig. 2/2A), um pouco antes das 14 horas do dia 7 de Outubro, desfecha dois tiros de pistola Browning, no solicitador António de Almeida Frazão, que Júnior identifica no livro “A Gruta dos Vagabundos” como o monarca “Salpicão”.
(fig. 2A)
            Após um ano de cativeiro, porque ele próprio se entregou à administração do concelho da então Vila de Abrantes, Martins Júnior, defendido em audiência de júri no tribunal desta Vila pelo correligionário e grande parlamentar Dr. Afonso Costa, foi mandado em paz.
(fig. 3)
            Engrossando uma legião de idealistas para quem o regime devia ser puro de intenções e estrada aberta para a satisfação de reivindicações, Martins Júnior foi o primeiro republicano de Abrantes e do país a saudar o governo provisório da I Republica (fig. 3).
            Onde os “mercadores” viam estabilidade, Martins Júnior via na jovem República Portuguesa, ignorância política, greves, repressão violenta, pronunciamentos, Monarquia do Norte, caos e crimes hediondos, o governo a mudar 8 vezes num só ano, a fome, falta de azeite e as fábricas de conserva a fecharem no Algarve, bancos a falir no país, a maior burla do século (Alves dos Reis), deportações e presos sem julgamento.
            Com a generalidade dos militares e uma parte da classe política, inconformados com a situação política de descrédito e ruína nacional, elementos do Partido Republicano Português deixaram de acreditar no plano de reconstrução nacional e formaram o Partido Republicano Radical.
            Obstinado em sanear e restaurar a Republica de 1910, Martins Júnior, que até à data defendera o regime, juntamente com outros elementos radicais, decidem levar a efeito uma tentativa revolucionária destinada a fazer mudar o rumo da política do Governo de António Maria da Silva.
            Estava o chefe do Governo, António Maria da Silva e o presidente da Republica,
Bernardino Machado a comemorar no Porto o 31 de Janeiro de 1891, quando no dia 2 de Fevereiro de 1926 os radicais Martins Júnior e Lacerda de Almeida, auxiliados por sargentos e praças da Escola de Artilharia de Vendas Novas, tomaram a unidade de assalto.
            No Quartel de Vendas Novas, quando Martins Júnior se dirigiu ao quarto do único ferido no ato revolucionário, encontrou um oficial que durante alguns anos viveu na Rua da Barca em Abrantes.
            O jovem Alferes de Artilharia ferido era nem mais nem menos Humberto Delgado que não terá reconhecido de imediato Martins Júnior, mas tanto quanto se sabe, conhecer-se-iam de vista, pois moravam relativamente perto um do outro, na Freguesia de S. João Batista – Abrantes.
            Na posse do armamento confiscado, Martins Júnior, Lacerda de Almeida e forças revoltosas desembarcam na Estação Ferroviária do Seixal.
            Nos automóveis e camiões que apreenderam, cerca de 400 militares e 20 civis seguem para Almada onde chegam cerca das 15 horas ao campo de S. Paulo, local onde existiu o Palácio de Frei Luís de Sousa.
            Apercebendo-se que a “revolução de Almada” que tinha o objectivo de constituir um governo de republicanos sérios, não iria triunfar devido à cobardia de muitos e traição de outros tantos, Martins Júnior rende-se (fig. 4).

(fig. 4)

            Ao “Jornal de Notícias” Martins Júnior que nunca quis ser ministro declarou: Não desejo, não penso sequer, em fazer parte de qualquer governo. O que este movimento visa apenas é legalizar a República, fazer dela, um regime do povo e para o povo.
            Abandonado pelos conspiradores, sugado monetariamente por vampiros que nas reuniões conspirativas para a constituição do governo se indigitavam para várias pastas, Martins Júnior, o revolucionário romântico, assim que acabou a revolução, 3 de Fevereiro de 1926, sem qualquer julgamento, juntamente com outros companheiros foi metido no vapor salva vidas “Patrão Lopes” e deportado para os Açores – Fortaleza de S. Braz, onde chega 6 dias depois.
            Do degredo, escrevendo para jornais que se liam avidamente em todo o país, Martins Júnior preparava já a próxima e última revolução da sua vida: “28 de Maio de 1926, que o iria trazer de volta ao Continente.
            Ao chegar a Lisboa com os companheiros de luta que nunca abandonou, Martins Júnior teve uma manifestação majestosa e apaixonada. O número era grande, mas o vigor das saudações era maior (fig.5 e 6)
(fig. 5)
.          
(fig. 6)
  No livro “A Gruta dos Vagabundos”, “Gervásio”(a) dirá da controvérsia ordem de regresso: o telegrama só seguiu (para os Açores) depois de Gomes da Costa ter entrado em Lisboa. Que interesse oculto teve alguém em Lisboa, burro ou inteligente, em esconder o telegrama de Gomes da Costa? (fig. 7)
(fig. 7)
             Amargurado, o politico, o revolucionário, o empresário, o jornalista, escritor e poeta, João Augusto da Silva Martins Júnior, proprietário do republicaníssimo “O LIBERTADOR - Jornal do Povo Para o Povo” (fig. 8), candidato às Constituintes, que não quis ser presidente da Câmara Municipal de Lisboa, não aceitou o convite do Dr. Sidónio de Paes para ser deputado, recusou cargos, recusou acompanhar a malta da “grande bolsa” (b), retira-se definitivamente para o conforto do lar e da família.

(fig. 8)
1 - Capa Livro “A Gruta dos Vagabundos”; 2 – Antiga Rua da Graça local do atentado; 3 – Martins Júnior em Lisboa discursando à população de Abrantes, Revista Brasil Portugal Nº 284 16 de Novembro de 1910; 4 - Martins Júnior e Lacerda de Almeida no Jornal “O Século” de 3 e 4 Fevereiro de 1926; 5 - Martins Júnior à chegada dos Açores foto Hemeroteca Digital Arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa B093504; 6 - Martins Júnior recebido no Palácio Presidencial pelo amigo íntimo General Gomes da Costa Domingo Ilustrado ano 2 Nº 76; 7 – Martins Júnior o primeiro à esquerda da foto com o General Gomes da Costa ao centro foto Hemeroteca Digital Arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa B093992; 8 – “O LIBERTADOR” Jornal Republicano do Povo Para o Povo de Martins Júnior.
(a) Gervásio é Martins Júnior no Livro “A Gruta dos Vagabundos”.
(b) S. Bento”, assim designa Martins Júnior a Assembleia da República no livro “A Gruta dos Vagabundos” ano 1928.
Fontes: O Abrantes 1909; O Século 1926; A Capital 1926; O Diário de Lisboa 1926; A Gruta dos Vagabundos, Martins Júnior 1928; Correio de Abrantes 1946; Humberto Delgado, o homem e três épocas, Vítor Dimas, Edições Expresso 1977.

CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA DOS ORGÃO DE TUBOS DE ABRANTES

IGREJA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
DE
ABRANTES 
-Nas várias tentativas (todas infrutíferas) realizadas em 2008/2010 para localizar no interior do órgão de tubos da Santa Casa da Misericórdia a data de construção, nada consegui. A única coisa que adquiri com as minhas pesquisas foi um golpe na cabeça devido à queda uma peça, e pasme-se, precisamente a que ocultava a data de construção do referido órgão.
-Depois de publicar neste blog em 2008 um pequeno trabalho sobre os “órgãos de tubos de Abrantes” (ver: http://coisasdeabrantes.blogspot.pt/2008/09/abrantes-rgos-de-tubos.html), acrescento hoje, mais uma pequena contribuição para que os interessados por este tipo de cultura possam recolher mais e melhores elementos técnicos sobre um património que é de todos e a todos deve interessar.
-No dia 31 de Agosto 2010, depois de alguns contactos, estiveram a meu pedido na cidade de Abrantes a Organista/Carrilhanista Dr.ª Ana Elias e o Eng.º Alberto Elias, fundadores do Centro Internacional de Carrilhões e Órgãos (Fundação CICO) bem como o Comendador mestre organeiro Dinarte Machado.
-Na Igreja da Misericórdia, o mestre organeiro Dinarte Machado surpreendeu-me e aos presentes indicando o local (bem à vista) onde se encontra o ano de construção do órgão de tubos positivo amovível, singelo, bem como o provável construtor do mesmo. Com esta revelação Abrantes tem um melhor conhecimento do seu acervo histórico.

NOTA: pela primeira vez se mostra a foto com o local onde se encontra a data de construção do Órgão da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes. Recordemos que este órgão se encontrava na Igreja do Quartel de S. Domingos e em 10 de Junho de 1847 foi cedido pelo governo à Igreja da Misericórdia. 
Órgão de Tubos Igreja Santa Casa Misericórdia Abrantes 
Dinarte Machado revela o local com a data construção do órgão
José Vieira e Comendador Dinarte Machado
Drª Ana Elias/Provedor da Santa Casa/Dinarte Machado
Local onde se encontra a data construção do órgão
Eis a data de construção do órgão de tubos: 1779

UM MONUMENTO SEM IDENTIDADE PRÓPRIA...


GENERAL BERNARDO FARIA E SILVA
     
-Qualquer que seja a opinião, “UM MONUMENTO, UMA PLACA COMEMORATIVA OU MESMO UMA LÁPIDA”, o objecto colocado isoladamente num jardim, numa estátua, rua ou até num cemitério, faz parte da história de um povo, tal como as memórias dos nossos avós ou os nossos pais ensinaram.
-Em julho de 1948, foi nomeada uma comissão com a finalidade de erguer um monumento de homenagem ao General Bernardo Faria da Silva, um dos mais conceituados artilheiros do Exército.
-Com as tropas de Infantaria Nº 2 e Grupo de Artilharia Contra Aeronaves 2, este com o seu estandarte terno de cornetas e clarins, na esplanada do Castelo de Abrantes, no dia 10 de novembro de 1948 inaugura o padrão à memória do General Bernardo de Faria e Silva.
-O monumento: autoria do Tenente Coronel Nuno Alves Brandão Antunes é uma base quadrada de coluna com legenda e uma pirâmide onde se encontram dois canhões cruzados. Em redor do monumento, pegadas entre si por correntes, quatro projécteis/granadas de artilharia pesada, em ferro fundido ornamentavam o dito.
-Quando todas as cidades que tiveram unidades militares preservam a sua história/militar e a aproveitam para promoverem roteiros histórico-militar, Abrantes, faz precisamente o contrário.
 -Alguém consegue explicar a razão para retirarem canhões cruzados e as granadas do local?
 -Para a HISTÓRIA MILITAR DE ABRANTES, das muitas fotografias existentes do local, publico apenas duas: uma com a Banda de Artilharia Contra Aeronaves Nº 2 em frente ao monumento e outra já depois da renovação.
-Quem fez o projecto de requalificação do espaço certamente desconhecerá a razão de ali serem colocados os projécteis/granadas de artilharia pesada bem como o símbolo de artilharia a encimar o monumento?
-Para quando colocar no devido lugar o que dali foi retirado?
-A História Militar de Abrantes não merece mais uma vez ser amputada desta forma.

LINK'S ARTIGOS PUBLICADOS NESTE BLOG DESDE MAIO 2008 A JUNHO 2016


PARA OS BLOGUISTAS QUE NÃO TEM PACIÊNCIA PARA PARA ANDAR À PROCURA DOS TEMAS PUBLICADOS NESTE BLOG AQUI FICAM OS LINK'S E A LISTA DOS ARTIGOS. É SÓ CLICAR EM CIMA DO LINK PARA ABRIR O TEMA:
ANO
2008
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
PEDRA QUE SERVIU D. JOÃO I EM ABRANTES – AS EDIFICAÇÕES EXISTENTES E A HISTÓRIA DO CASTELO
LINK:

ANO
2008
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
LINK:

ANO
2008
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
LINK:

ANO
2008
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
DR. AUGUSTO DA SILVA MARTINS – COMBATENTE, MÉDICO E DESPORTISTA
LINK:

ANO
2008
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
UNIDADES E PONTES MILITARES EM ABRANTES – SÉCULO XVIII/XIX
LINK:

ANO
2008
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
ABRANTES DE ONTEM E DE HOJE... (PARTE I) (a)
LINK:
(a) – Ver parte (II) Março 2009

ANO
2008
MÊS
JUNHO
ASSUNTO:
HISTÓRIA DA LIGA DOS COMBATENTES – CAPITULO I – II – III (a) (b) (c)
LINK:
(a) – Ver capítulo (IV – V – VI) Outubro 2008
(b) – Ver capítulo (VII) Janeiro 2009
(c) – Ver capítulo (VIII) Fevereiro 2009

ANO
2008
MÊS
JULHO
ASSUNTO:
CISTERNAS DE ABRANTES (I)
LINK:

ANO
2008
MÊS
JULHO
ASSUNTO:
BOMBA!...
LINK:

ANO
2008
MÊS
AGOSTO
ASSUNTO:
ABRANTES – FONTES E LAVADOUROS
LINK:

ANO
2008
MÊS
AGOSTO
ASSUNTO:
CORETOS DO CONCELHO DE ABRANTES
LINK:

ANO
2008
MÊS
SETEMBRO
ASSUNTO:
ABRANTES – ÓRGÃOS DE TUBOS
LINK:

ANO
2008
MÊS
OUTUBRO
ASSUNTO:
ABRANTES INAUGURA A SUA PRAÇA DE TOUROS (8 DE JULHO DE 1900)
LINK:

ANO
2008
MÊS
OUTUBRO
ASSUNTO:
HISTÓRIA DA LIGA DOS COMBATENTES – CAPITULO IV – V – VI
LINK:

ANO
2008
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
LINK:

ANO
2008
MÊS
OUTUBRO
ASSUNTO:
HISTÓRIA DA LIGA DOS COMBATENTES – CAPITULO IV – V – VI
LINK:

ANO
2008
MÊS
DEZEMBRO
ASSUNTO:
ABRANTES – AQUI ACABOU A HISTÓRIA... UMA PLACA INCÓMODA NA PRAÇA DA REPÚBLICA (NO MONUMENTO AOS M.G.G. DESDE 1948)
LINK:

ANO
2009
MÊS
JANEIRO
ASSUNTO:
MAESTRO HENRIQUE SANTOS SILVA – RECUPERAÇÃO DE UM ESPÓLIO
LINK:

ANO
2009
MÊS
JANEIRO
ASSUNTO:
HISTÓRIA DA LIGA DOS COMBATENTES – CAPITULO VII
LINK:

ANO
2009
MÊS
FEVEREIRO
ASSUNTO:
HISTÓRIA DA LIGA DOS COMBATENTES – CAPITULO VIII (último)
LINK:

ANO
2009
MÊS
MARÇO
ASSUNTO:
LIGA DOS AMIGOS DE ABRANTES
LINK:

ANO
2009
MÊS
MARÇO
ASSUNTO:
ABRANTES DE ONTEM E DE HOJE… (PARTE II)
LINK:

ANO
2009
MÊS
ABRIL
ASSUNTO:
ABRANTES – 25 DE NOVEMBRO DE 1975
LINK:

ANO
2009
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
FORAL DA RIBEIRA GRANDE – DADO POR D. MANUEL I EM ABRANTES
LINK:

ANO
2009
MÊS
JUNHO
ASSUNTO:
ABRANTES – CVTº DE SANTO ANTÓNIO
LINK:

ANO
2009
MÊS
JULHO
ASSUNTO:
CASA/ERMIDA SENHOR/A DOS REMÉDIOS E REDUTO MILITAR
LINK:

ANO
2009
MÊS
OUTUBRO
ASSUNTO:
ERMIDA S. JOÃO DOS BEM CASADOS – ALFERRAREDE VELHA – ABRANTES
LINK:

ANO
2009
MÊS
OUTUBRO
ASSUNTO:
ABRANTES DE ONTEM E DE HOJE… (PARTE III)
LINK:

ANO
2009
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
DIÁRIO DE UM COMBATENTE (I)
LINK:


ANO
2010
MÊS
JANEIRO
ASSUNTO:
DIÁRIO DE UM COMBATENTE (II)
LINK:

ANO
2010
MÊS
FEVEREIRO
ASSUNTO:
O ZÉ POVINHO (SR JOSÉ PERES) NASCEU EM  ABRANTES
LINK:

ANO
2010
MÊS
MARÇO
ASSUNTO:
RETRATO DE D. JOÃO I EM ABRANTES!
LINK:

ANO
2010
MÊS
ABRIL
ASSUNTO:
ALFERRAREDE – COMÉRCIO ANOS 1928/1933
LINK:

ANO
2010
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
1943 UM ACHADO ARQUEOLÓGICO “OS PASSOS DA PAIXÃO DE CRISTO”
LINK:

ANO
2010
MÊS
JUNHO
ASSUNTO:
CISTERNAS DE ABRANTES (II)
LINK:

ANO
2010
MÊS
JULHO
ASSUNTO:
ABRANTES NO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA
LINK:

ANO
2010
MÊS
AGOSTO
ASSUNTO:
O NOSSO CONCELHO - BRAZÕES
LINK:

ANO
2010
MÊS
SETEMBRO
ASSUNTO:
ABRANTES – FESTA DA ÁGUA - 1891
LINK:

ANO
2010
MÊS
OUTUBRO
ASSUNTO:
IGREJA – ESCOLA – CINE TEATRO  S. PEDRO
LINK:

ANO
2011
MÊS
JANEIRO
ASSUNTO:
ABRANTES 1916/1926 CENSURA MILITAR
LINK:

ANO
2011
MÊS
FEVEREIRO
ASSUNTO:
INÍCIO E FIM DO CONVENTO DA GRAÇA EM ABRANTES
LINK:

ANO
2011
MÊS
MARÇO
ASSUNTO:
ABRANTES MILITAR – OTELÉGRAFO DE CIERA
LINK:

ANO
2011
MÊS
JULHO
ASSUNTO:
PAÚL – A RUA DO VALE DAS FONTES
LINK:

ANO
2011
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
1º RAID AÉREO ÀS COLÓNIAS PORTUGUESAS - 1928
LINK:

ANO
2012
MÊS
JULHO
ASSUNTO:
UMA “VITRINA” PARA O MAESTRO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA
LINK:

ANO
2012
MÊS
JULHO
ASSUNTO:
UM ESPÓLIO COM HISTÓRIA – H.S.S.
LINK:
NOTA: Em 2009, mês de Janeiro foi feito um primeiro artigo sobre o Maestro Henrique Santos Silva – recuperação de um espólio – ver link:
ANO
2012
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
(I) MEMÓRIAS POSTAIS DA I G.G. (1914-1918)
LINK:

ANO
2012
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
(II) MEMÓRIAS POSTAIS DA I G.G. (1914-1918)
LINK:

ANO
2012
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
(III) MEMÓRIAS POSTAIS DA I G.G. (1914-1918)
LINK:

ANO
2012
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
(IV) MEMÓRIAS POSTAIS DA I G.G. (1914-1918)
LINK:

ANO
2012
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
(V) MEMÓRIAS POSTAIS DA I G.G. (1914-1918)
LINK:

ANO
2012
MÊS
NOVEMBRO
ASSUNTO:
(VI) MEMÓRIAS POSTAIS DA I G.G. (1914-1918)
LINK:

ANO
2014
MÊS
OUTUBRO
ASSUNTO:
CENTRO REPUBLICANO DE ABRANTES
LINK:
NOTA: Após muitos palpites, eu, com alguma paciência e pesquisa, consegui finalmente desvendar o mistério do Centro Republicano de Abrantes e a localização do mesmo. A prova pode ser vista no link: http://coisasdeabrantes.blogspot.pt/2016/06/finalmente-o-local-do-centro.html

ANO
2014
MÊS
DEZEMBRO
ASSUNTO:
DE POMBAL A NADA…
LINK:

ANO
2015
MÊS
FEVEREIRO
ASSUNTO:
CARTÃO DE IDENTIDADE PARA CASADOS
LINK:

ANO
2015
MÊS
FEVEREIRO
ASSUNTO:
AOS CRAVAS
LINK:





ANO
2015
MÊS
FEVEREIRO
ASSUNTO:
CREDO DA COPOFONIA
LINK:



ANO
2015
MÊS
ABRIL
ASSUNTO:
CONDECORAÇÕES DE UM COMBATENTE ABRANTINO - FITAS
LINK:

ANO
2015
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
LINK:

ANO
2015
MÊS
ABRIL
ASSUNTO:
POSTAIS INÍCIO SÉCULO XX
LINK:
  
ANO
2016
MÊS
JANEIRO
ASSUNTO:
LINK:

ANO
2016
MÊS
ABRIL
ASSUNTO:
AZENHAS DO TEJO
LINK:

ANO
2016
MÊS
ABRIL
ASSUNTO:
ABRANTES – MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
RAMIRO GUEDES DE CAMPOS DECLAMADO POR JOÃO VILLARET
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
IMAGENS ESCRITAS DE ABRANTES – NOTÁVEL VILA DE ABRANTES
LINK:
  
ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
IMAGENS ESCRITAS DE ABRANTES – COMÉRCIO
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
IMAGENS ESCRITAS DE ABRANTES – JUSTIÇA E FAZENDA
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
IMAGENS ESCRITAS DE ABRANTES – GUERRA DAS PIPAS
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
IMAGENS ESCRITAS DE ABRANTES – BARÃO BERTELINHO E JOZÉ PERES (ZÉ POVINHO)
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
BLOCO DE FOTOS (I) - HOTEL DE TURISMO DE ABRANTES
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
BLOCO DE FOTOS (II) -  CICLO PEPARATÓRIO
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
BLOCO DE FOTOS (III) – LA SALLE
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
BLOCO DE FOTOS (IV) – CASA DE SAÚDE DE ABRANTES
LINK:

ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
BLOCO DE FOTOA (V) – TRIBUNAL DE ABRANTES
LINK:
  
ANO
2016
MÊS
MAIO
ASSUNTO:
SABIA QUE…
LINK:

ANO
2016
MÊS
JUNHO
ASSUNTO:
FINALMENTE O LOCAL DO CENTRO REPUBLICANO DE ABRANTES
LINK: