Translate

REPÚBLICA (II) - JOÃO AUGUSTO DA SILVA MARTINS MARTINS E AS FIGURAS ESQUECIDAS DA REPÚBLICA ABRANTINA

Por José Manuel d’Oliveira Vieira
 FIGURAS ESQUECIDAS DO REPUBLICANISMO ABRANTINO - FERNANDO JOSÉ PEQUENO - MANUEL FERNANDES PEQUENO (S. MIGUEL DO RIO TORTO)
               
            Egídio Salgueiro, Ramiro Guedes, Dias Leandro, Manuel de Oliveira Neto, José António dos Santos, António Alves da Luz, são tidos como os vanguardistas que formaram o embrião do republicanismo em Abrantes. Sem demérito param eles que tiveram uma acção preponderante no republicanismo local, bom seria que futuramente nos eventos relacionados com o 5 de Outubro de 1910, se faça justiça aos nomes de Martins Júnior (fig. 1), Fernando José Pequeno (fig. 2) e Manuel Fernandes Pequeno (fig. 3), três grandes vultos revolucionários de S. Miguel do Rio Torto, estes sim, vanguardistas e pais do embrião do republicanismo abrantino.
(fig. 1) Martins Júnior

(fig. 2) Fernando José Pequeno
(fig. 3) Manuel Fernandes Pequeno
         O fervor republicano de Manuel Fernandes Pequeno advém sem dúvida da vivência com seu pai Fernando José Pequeno cuja luta pela Republica é anterior a 1885.     É em 1885, no mês de Julho, que populares dão vivas à Republica e hasteiam a Bandeira Republicana em S. Miguel do Rio Torto (fig. 4). Em mau estado de conservação, o que resta desta da primeira bandeira do republicanismo abrantino bem como o letreiro do centro republicano mereciam estar em local de destaque num qualquer órgão oficial da nossa edilidade. Para que isso se concretize basta haver diálogo com o proprietário da mesma.  

(fig. 4) O que resta da Bandeira Republicana hasteada em 

S. Miguel do Rio Torto
(veja-se a cor vermelha escarlate à esquerda e verde à direita)


         A Comissão Republicana em S. Miguel do Rio Torto, criada em 1897, está na senda do republicanismo local.
         Em Janeiro de 1902, após eleições, toma posse a nova Junta de Paróquia, fazendo parte da mesma o Republicano Fernando José Pequeno, pai de Manuel Fernandes Pequeno.
Sempre activos, em 1908, os Republicanos de S. Miguel do Rio Torto, vencem as eleições para a Junta de Paróquia.
            Com a implantação da Republica (5 de Outubro de 1910), Manuel Fernandes Pequeno, grande vulto do Republicanismo de S. Miguel do Rio Torto hasteou a Bandeira da Republica na varanda da sua casa.
            Durante anos o “Centro Republicano – Martins Júnior” em S. Miguel do Rio Torto, foi um dos mais activos Centro de propaganda Republicana no Concelho de Abrantes. Em 1913, Manuel Fernandes Pequeno é eleito para Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto.
            Para o esquecimento político de um Republicano como Manuel Fernandes Pequeno, não será alheio o facto de ele e mais seis membros da edilidade, terem rejeitado a proposta de elevação a Cidade a Vila de Abrantes, apresentada pelo Vereador Manuel Lopes Valente Júnior em sessão Camarária de 13 de Abril de 19141
            No dia 11 de Março de 1919, Manuel Fernandes Pequeno toma posse como Vereador da Câmara Municipal de Abrantes. A partir desta data, o seu nome bem como os que pertenceram ao “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” - S. Miguel do Rio Torto, é apagado dos manuais locais, como um dos grandes vultos do Republicanismo Abrantino, ao contrário de outras figuras.
            Com este pequeno apontamento e algumas fotos da época, esperamos ter contribuído para a reabilitação de três grandes nomes do republicanismo do Concelho, contribuindo desta forma para enriquecimento da história local e primórdios do 5 de Outubro de 1910 em Abrantes.  
1 Livro de Actas Nº 1 da Assembleia Deliberativa – sessão de 13 de Abril de 1914 – f 22

SOBRE A BANDEIRA REPUBLICANA: Quer o letreiro do “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” (fig. 5), quer a Bandeira hasteada na casa do Republicano Manuel Fernandes Pequeno (fig. 6), apresentam a cor vermelho-escarlate à esquerda e a cor verde-escuro à direita. O facto não é de estranhar uma vez que a localização das cores (vermelho à esquerda e verde à direita) já era usada nas festas e comícios republicanos em data anterior a 1885.

(fig. 5) Letreiro "Centro Republicano Martins Júnior"

(fig. 6) Bandeira Republica: já com as cores actuais
        Após a Implantação da Republica (05OUT1910), as cores, vermelho-escarlate à esquerda e verde-escuro á direita foi reclamada sem sucesso pela ala mais radical. Apesar da controvérsia e ponto de discórdia sobre as armas e cores da nova Bandeira da Republica, esta passou a ter a cor verde-escura junto à tralha, tal como a conhecemos hoje (Assembleia Nacional Constituinte - Diário do Governo Nº 141 de 20 de Julho de 1911).
           Após 1910, a Bandeira da Republica do “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” (fig. 6), já apresentava a cor verde-escura à esquerda e a cor vermelho-escarlate à direita.
NOTA: Cabe aqui agradecer a Eduardo Pequeno (S. Miguel do Rio Torto), bisneto de Fernando José Pequeno e neto de Manuel Fernandes Pequeno, a gentileza que teve ao dispor as Bandeiras, fotos, cartas e outros documentos do “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior”. 

Sem comentários: