Translate

REPUBLICA (IV) - JOÃO AUGUSTO DA SILVA MARTINS JÚNIOR - POLITICO/JORNALISTA/ESCRITOR/POETA

UNS DERAM O SEU CONTRIBUTO... ESTES, QUE INICIARAM O MOVIMENTO REPUBLICANO ABRANTINO FORAM ESQUECIDOS: VER REPÚBLICA I/II/III/IV. 
POLÍTICO/REVOLUCIONÁRIO/JORNALISTA/ESCRITOR/POETA


            João Augusto da Silva Martins Júnior podia ter sido tudo o que quisesse neste país. O único objectivo do civil mais Republicano e Revolucionário da Primeira República foi dar ao povo português as condições que ele e o Partido Republicano Português tinham prometido antes de serem governo.
            Após o golpe militar de 28 de Maio de 1926, não totalmente afastado da política mas longe dos arlequins e fariseus, dedica o tempo à família, cuida do jardim, dos cisnes, do seu jornal, lê e escreve. Dele são conhecidos os livros: Sonhar, Pátria, Missão de Ilusões, Os Meus Caprichos, Sonetos, A Camponesa, O Infortúnio, O Pôr-do-sol, Mágoas Eternas, Ninfas do Brasil, Sorriso da Rainha, O Presidente Landru na República da Calábria, O Ambrósio da Joana, Belmira a Mártir, O Deportado, A Gruta dos Vagabundos, In Memoriam Dr. António Martins, Saudade, Trindades na Vida. Em 1941, ano em que publicou O Sr. Conde e a Ama dos Meninos, estavam no prelo: O Pai Ladrão, Dinheiro Maldito, O senhora Prudência, Vagabundo do Choupal, Alvorada de Lágrimas, Folhas de Outono.
            Menos conhecida é a obra filantrópica que Martins Júnior tentou sem êxito criar em Abrantes: “Solidariedade Republicana” (ver REPÚBLICA III), assim se designava a obra que fornecia médico e farmácia aos povos das aldeias e lugarejos distantes. O político e revolucionário Martins Júnior, que durante anos foi a mais discutida figura de Lisboa faleceu na paz do exílio a que se votou, no dia 3 de Novembro de 1946.

REPÚBLICA (III) - JOÃO AUGUSTO DA SILVA MARTINS JÚNIOR - A SOLIDARIEDADE REPUBLICANA

Por José Manuel d’Oliveira Vieira
 A SOLIDARIEDADE REPUBLICANA”
Martins Júnior
             O “Jornal de Alferrarede”, edição Nº 301, publicou em Novembro de 2010, um extenso artigo sobre a figura do revolucionário mais temido da I Republica que foi João Augusto da Silva Martins Júnior, escritor, político, fundador do jornal “O LIBERTADOR” etc. Na mesma edição, faz-se uma breve referência à obra literária e filantrópica de Martins Júnior e o desejo de levar aos povos mais carenciados das aldeias e lugarejos distantes, médico e farmácia através da agremiação local - “A Solidariedade Republicana”.
                  O que poucos conhecem, além da cumplicidade revolucionária entre republicanos locais e nacionais (não todos), é que o “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” teve na sua génese, um outro grande vulto republicano em S. Miguel do Rio Torto, de nome Manuel Fernandes Pequeno.

        Nos arquivos de Teixeira Gomes (Fundação Mário Soares), escrita por Martins Júnior, encontra-se uma carta da agremiação “A Solidariedade Republicana”, cujo teor nos dá importante informação sobre a forma como os Republicanos de S. Miguel do Rio Torto queriam contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e equilibrada.
        A correspondência entre Martins Júnior e o Ministro da Republica em Inglaterra Manuel Teixeira Gomes terá sido trocada entre 1911/1918, data em que o Presidente da Republica Sidónio Pais o chamou de volta a Portugal e o demitiu.
            Sendo à data (1911/1918), João Augusto da Silva Martins Júnior e Manuel Fernandes Pequeno, figuras destacadas, mas esquecidas do republicanismo Abrantino, não é de excluir que e a missiva a Teixeira Gomes tenha sido escrita a partir do “Centro de Propaganda Republicana – Martins Júnior” em S. Miguel do Rio Torto, uma vez que é assinada por Martins Júnior em nome do “Comité” e não “Centro Republicano de Abrantes”.
             Existindo em Abrantes desde 1856 uma Associação de Socorros Mútuos denominada de “Montepio Abrantino”, o auxilio solicitado a Teixeira Gomes entre 1911/1918, “com o fim de cuidar dos interesses de Abrantes e de auxiliar as aldeias a terem acesso a cuidados médicos”, terá tido como causa próxima a ruptura entre as várias facções politicas locais e Partido Republicano Português (PRP).
            Tivesse Martins Júnior e Manuel Fernandes Pequeno atingido o objectivo de ligar as aldeias de S. Miguel, Rocio, Pego e Mouriscas, por meio de um telefone directo a casa dos médicos, estes, teriam sido os precursores daquele que hoje se denomina, “Serviço Nacional de Saúde:
Exmº Senhor Doutor Teixeira Gomes
Dignissimo Ministro da Republica Portuguesa em Inglaterra
Exmº Snr. Formou-se aqui esta agremiação local para cuidar dos interesses de Abrantes e sobretudo das aldeias, onde o povo vivia abandonado, faltando-lhe quasie todas as condições de vida.
Estudàmos portanto a forma mais viável de lhe levar-mos mais que palavas e assim resolvemos: agrupar esses centenares de cidadãos em volta da bandeira nossa, que é a da Republica Luza e ajuda-los a transportar a crus, difícil de manejo por ser pesada, do seu calvario com um pouco do nosso auxilio.
Démos-lhe 2 médicos que se destinam somente aos sócios e aos indigentes e vamos ligar as referidas aldeias, são elas, S. Miguel, Rocio, Pego e Mouriscas, por meio de um telefone directo a casa dos médicos e por esta forma a um caso urgente os pobres trabalhadores do campo, aqueles que são a machina alimentadora da humanidade, vêem satisfeitas as suas suplicas. O médico surje respeitosamente à cabeceira do enfermo e tracta-o com o carinho que dispensaria ao grande senhor no tempo do ouro.
Essa tebaida (=Retiro, ermo, solidão1) ilumina-se com o brilho de uma esperança! É o médico e jà se não da o caso do pobre morrer - por falta de dinheiro – sem assistência médica.
Com o altruísmo, que é a nossa primacial missão, podemos suavizar a existência d’aqueles, para quem o mundo é o ergástulo (= Prisão; cárcere; masmorra - antro de miséria1) cruel.
Pedimos pois ao grande sabio da nossa terra o valioso auxilio material e desejamos-lhe n’esta obra da solidariedade o nome do que é hoje ilustre diplomata de Portugal.
Saude e Fraternidade
“Pelo comité”
Martins Junior
1in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013.

(a) Carta de Martins Júnior - Projecto  para um serviço de saúde para todos
(b) Carta de Martins Júnior - Projecto  para um serviço de saúde para todos